terça-feira, outubro 20, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: As Vozes Censuradas

O filme passou no Festival de Berlim e suscitou emoções fortes em quem o pode ver: «Censored Voices» é um documentário do jovem cineasta Mor Loushy, que utilizou um precioso tesouro sonoro constituído pelas gravações de diversos soldados israelitas durante a Guerra dos Seis Dias  em 1967.
No regresso aos seus kibutz eles tinham imenso que contar, pelo que foi quase imediato o projeto de publicar em livro tais testemunhos. Mas a censura militar logo impediria, que eles fossem conhecidos.
Arquivadas desde então, essas gravações foram ouvidas por Loushy, que decidiu contrapor o que nelas se revelava com quem então as confessara.
Em «Censored Voices» encontramos vários idosos a recordarem as palavras e as vozes de quando tinham 20 anos. Quando revelaram como tinham decorrido os combates, o medo que haviam sentido ou as mortes com que se confrontaram. Mas esses testemunhos ainda conseguem ser mais eloquentes quanto aos crimes de guerra praticados pela embriaguez da vitória e pela cegueira ideológica, que lhes tinham imposto.
O futuro escritor Amos Oz foi um desses jovens a darem conta do que tinham vivido. E já então ele pressentia a catástrofe e a confusão, que Israel estava a criar…
À luz do que está a acontecer atualmente em Israel, onde já se sente a iminência da terceira intifada, este filme constitui uma explicação substantiva das origens de um dos principais focos de instabilidade internacional..
  

Sem comentários: